Prefeito de Garopaba é preso durante a Operação Coleta Seletiva que investiga esquema no serviço de lixo
Publicado em 08/01/2026 por Rádio Garibaldi FM
O prefeito de Garopaba, Júnior de Abreu (PP), foi preso preventivamente na manhã desta quinta-feira (8) durante a Operação Coleta Seletiva. A ação da Polícia Civil investiga um suposto esquema de corrupção relacionado ao serviço de coleta de lixo no município, com ramificações em Laguna, Pescaria Brava e Tubarão.
Além do prefeito, a operação resultou na prisão de um empresário do setor de resíduos e um pregoeiro. Dois secretários municipais também foram afastados de suas funções por determinação judicial.
Em Pescaria Brava, o prefeito Luiz Henrique Castro (PP) foi alvo de medidas cautelares, e equipes policiais cumpriram mandados de busca na sede da prefeitura.
De acordo com as investigações conduzidas pela Delegacia Especializada no Combate à Corrupção (Deccor), o esquema envolveria o pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos, além de fraudes em processos licitatórios e na execução de contratos. Conforme a Polícia Civil, as irregularidades teriam iniciado em 2016 e continuado mesmo após a mudança de gestão, em 2021.
Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e valores que somam cerca de R$ 1 milhão. Os presos foram encaminhados ao Presídio de Tubarão. Devido ao foro privilegiado dos envolvidos, as ordens judiciais foram autorizadas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
