Udesc terá curso de Medicina em Laguna? Entenda o projeto

Publicado em 12/08/2025 por Rádio Garibaldi FM

Educação

Proposta aprovada no centro tramitará em outras instâncias da universidade

Fonte: Divulgação

No final de junho, começou a tramitar o processo para a implantação do curso de Medicina na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna. O projeto pedagógico do curso de graduação na área foi aprovado no Conselho de Centro do Centro de Educação Superior da Região Sul (Conceres), iniciando o debate interno sobre o tema.

A proposta é de que a graduação tenha duração de seis anos (12 fases) e ofereça 40 vagas para ingresso por ano. Segundo a comissão responsável pelo estudo de viabilidade para o lançamento do curso, composta por três docentes da Udesc Laguna, cerca de R$ 30 milhões seriam necessários para a abertura, implementação e manutenção da formação superior. O valor abrangeria custos de contratação de professores, insumos, estrutura física, entre outras despesas.

No entanto, ainda há uma série de etapas internas e externas à universidade que devem ser concretizadas antes do curso d e Medicina em Laguna sair do papel. Continue a leitura e entenda melhor esse processo.

Primeiros passos

O projeto para a criação da graduação em Medicina na Udesc Laguna surgiu em 2024, por iniciativa da gestão municipal e entidades locais. A Prefeitura de Laguna enviou uma carta solicitando o apoio do Governo do Estado para a implementação do curso, com a assinatura de prefeituras ligadas à Associação dos Municípios da Região de Laguna (AMUREL).

“Laguna ainda enfrenta desafios significativos na área da saúde, principalmente pela escassez de profissionais médicos. A instalação do curso de Medicina não só atenderá a essa demanda como também representará um avanço no processo de interiorização do ensino superior em Santa Catarina”, escreveu no documento o prefeito de Laguna, Peterson Crippa.

Um grupo de entidades locais e médicos da região se uniram à prefeitura com outras cartas de apoio à abertura do curso, e o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos se colocou à disposição da universidade para receber futuros estagiários e ampliar suas instalações para abrigar uma unidade hospitalar da Udesc.

A demanda foi enviada à Udesc, que sugeriu a realização de uma audiência pública sobre o tema. O encontro foi organizado pela prefeitura municipal em 28 de maio, momento em que a proposta foi discutida com mais de 200 pessoas, entre representantes da universidade, do Governo Municipal, Câmara de Vereadores, Hospital de Laguna, professores, universitários e comunidade em geral.

“A escuta pública é essencial para avaliar expectativas, necessidades e possibilidades concretas, fortalecendo o processo decisório e ampliando a legitimidade das ações futuras”, destacou à época o reitor da Udesc, José Fernando Fragalli.

Paralelamente, a comissão formada pelos professores da Udesc Laguna Daniel Pedro Willemann, Carlos André Costamilan e Cristian da Silveira trabalhou na confecção do projeto político pedagógico do curso com a colaboração de profissionais da área, como médicos e gestores do hospital do município. Depois de pronto, o documento passou para análise na universidade.

Tramitação do projeto

Após a audiência pública, o projeto pedagógico do curso de Medicina na Udesc Laguna começou a tramitar na instituição. No dia 17 de junho foi aprovado pelo colegiado do Departamento de Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas e no dia 27 do mesmo mês obteve a aprovação do Conselho do centro de ensino.

O projeto será agora avaliado em um processo interno longo e complexo, que incluirá a análise técnica pelas pró-reitorias de Ensino (Proen) e de Planejamento (Proplan); a aprovação nas Câmara s de Ensino de Graduação (CEG) e de Administração e Planejamento (CAP); além da análise final no Conselho Universitário (Consuni), instância máxima de deliberação da universidade.

A estimativa, segundo o reitor José Fragalli, é de que a avaliação interna do projeto leve cerca de 18 meses. “Quando a Udesc decidir por um curso novo como o de Medicina, ela garantirá que o curso terá qualidade. E é por isso que a análise tem que ser cuidadosa. Tem que ser uma análise técnica, econômica e política, para assegurar que atenderemos às demandas regionais”, afirma.

Se aprovado no Consuni, o curso precisará ainda de deliber ações externas à Udesc: a autorização do curso pelo Conselho Estadual de Educação (CEE); a manifestação do Conselho Regional de Saúde sobre o tema, incluindo a formalização de convênio com hospitais para a realização de atividades relacionadas ao curso, como estágios; e a aprovação de recursos financeiros para oferta do curso.

Propostas de outros cursos

O reitor José Fragalli comenta que os diálogos sobre o curso de Medicina na Udesc Laguna são também uma oportunidade para a comunidade acadêmica retomar o debate referente a outras graduações aprovadas no Consuni, mas que não foram implementadas.

Ao todo, são nove novos cursos já aprovados:

  • Licenciatura em Dança (Udesc Ceart);
  • Engenharia de Madeira (Udesc Alto Vale);
  • Engenharia de Produção Agroindustrial (Udesc Alto Vale);
  • Engenharia Têxtil (Udesc Alto Vale);
  • Ciências Sociais (Udesc Faed);
  • Geologia (Udesc Lages);
  • Ciências Biológicas (Udesc Lages);
  • Direito (Udesc Esag);
  • Bacharelado em Física (Udesc Joinville).


A Udesc possui atualmente 60 cursos de graduação, ofertados nos centros de ensino localizados em Florianópolis, Balneário Camboriú, Caçador, Chapecó, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Pinhalzinho e São Bento do Sul.